Os efeitos colaterais da meditação são positivos e incontáveis. Estudos demonstraram que aqueles que meditam regularmente reduzem as doenças, o estresse e a necessidade de descanso.
Mas uma das razões mais convincentes para meditar é que o próprio processo de meditação é sublime. A meditação não depende do resultado, mas o ato da meditação em si é bem-aventurado, transportando a pessoa a um estado de contentamento e consciência tranquila durante o treinamento da meditação em si, não apenas no final do treinamento. Na verdade, porque o meio é igual ao fim, o treinamento não tem começo e nunca termina.
Todos nós, nos tempos modernos, vivenciamos um ataque constante de estresse. Somos bombardeados por energias indesejadas na forma de coisas como televisão, poluição sonora, discussões e pessoas zangadas ou invejosas. Para neutralizar essa força enormemente avassaladora de negatividade e angústia, precisamos de um poder superior, reunido dentro de nós; e a meditação nos conecta a esse reservatório interno de energia purificadora e iluminadora.
Antigamente, a natureza envolvia as pessoas em suas rotinas diárias e rituais de existência. Não havia vibrações sonoras artificiais de telefones ou máquinas; não houve tensões e doenças decorrentes das complexidades industriais urbanas. Havia o som da água, o zumbido do vento, a beleza das estrelas no céu e o cheiro da terra. Havia ritmos naturais em todos os aspectos da vida, à medida que as pessoas plantavam sementes, cultivavam-nas como alimentos e, conforme observavam os ciclos da natureza, sentiam uma conexão com eles. Hoje podemos viver toda a nossa vida sem nunca entrar em contato direto com a natureza. Vivemos em climas artificialmente controlados, coletamos alimentos em restaurantes de fast food ou em lojas onde são embalados em uma fábrica; convidamos um divórcio total de nós mesmos de nossas origens naturais e orgânicas,
A meditação nos permite um método fácil, conveniente e portátil para entrar nesses ritmos naturais e estéticos perdidos, fechando o mundo ao nosso redor, deixando de lado nossos corpos e limpando a mente de todo o estresse artificial que ela acumula consciente ou inconscientemente durante o curso de vidas.
A meditação não custa nada, não tem efeitos colaterais prejudiciais e não adiciona calorias ou colesterol ao seu corpo. Nem é viciante no sentido de drogas e álcool. Mas proporciona aos praticantes uma elevada sensação de bem-estar, muitas vezes comparada a uma euforia natural mais poderosa do que as induzidas por drogas, e esse componente da meditação pode ser totalmente adotado para obter benefícios saudáveis e positivos.
O corpo humano é uma criação complexa e, no cérebro, o corpo produz naturalmente drogas centenas de vezes mais poderosas do que os narcóticos farmacêuticos. Quando alguém medita, o corpo secreta hormônios e substâncias químicas misteriosas que realmente fornecem uma incrível onda de energia e felicidade, e este é apenas um dos incríveis efeitos colaterais da prática da meditação.
A meditação é coisas diferentes para pessoas diferentes. Alguns o usam no lugar ou em adição à psicoterapia. Outros acham que é mais valioso como uma ferramenta para melhorar o desempenho nos esportes ou no trabalho e para aumentar a memória e outras funções mentais. Algumas pessoas confiam nele para ajudá-las a lidar com a dor ou as consequências de um trauma ou tragédia e para recuperar o contentamento e o apreço pelas belezas da vida. E há aqueles que usam a meditação como uma ferramenta criativa para inspirá-los nas artes. A meditação nos dá vigor, energia sexual e calma mais fortes e sustentáveis, pois proporciona um repouso que é comparável ao sono profundo e excepcionalmente repousante.
Existem inúmeras razões para meditar, e uma maneira de tornar o mundo um lugar melhor, mais pacífico e harmonioso é todos nós dedicarmos algum tempo de nossas vidas estressantes para fazer uma pausa e beber do oásis mental da prática da meditação.