Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
1


Total de visitas: 14323
Meditação
Meditação

O que é meditação - Como Meditar

 

A meditação é um grupo de técnicas de treinamento mental. Você pode usar a meditação para melhorar a saúde e as capacidades mentais, e também para ajudar a melhorar a saúde física. Algumas dessas técnicas são muito simples, então você pode aprendê-las em um livro ou artigo; outros requerem orientação de um professor de meditação qualificado.

O QUE É MEDITAÇÃO

A maioria das técnicas chamadas meditação incluem estes componentes:

1. Você se senta ou deita em uma posição relaxada.
2. Você respira regularmente. Você respira fundo o suficiente para obter oxigênio suficiente. Ao expirar, você relaxa os músculos de modo que os pulmões ficam bem vazios, mas sem forçar.
3. Você para de pensar nos problemas e assuntos do dia-a-dia.
4. Você concentra seus pensamentos em algum som, alguma palavra que repete, alguma imagem, algum conceito abstrato ou algum sentimento. Toda a sua atenção deve estar voltada para o objeto no qual você escolheu se concentrar.
5. Se alguns pensamentos estranhos se insinuam, você simplesmente interrompe esse pensamento estranho e volte ao objeto de meditação.

As diferentes técnicas de meditação diferem de acordo com o grau de concentração e como os pensamentos estranhos são tratados. Por algumas técnicas, o objetivo é concentrar-se tão intensamente que nenhum pensamento estranho ocorra.

Em outras técnicas, a concentração é mais relaxada, de modo que pensamentos estranhos surgem facilmente. Quando esses pensamentos estranhos são descobertos, paramos com eles e voltamos à meditação pura de uma maneira relaxada. Os pensamentos que surgem geralmente são sobre coisas que você esqueceu ou suprimiu e permitem que você redescubra o material da memória oculta. Essa redescoberta terá um efeito psicoterapêutico.

OS EFEITOS DA MEDITAÇÃO

A meditação tem os seguintes efeitos:

1. A meditação lhe dará descanso e recreação.
2. Você aprende a relaxar.
3. Você aprende a se concentrar melhor na resolução de problemas.
4. A meditação geralmente tem um bom efeito sobre a pressão arterial.
5. A meditação tem efeitos benéficos sobre os processos internos do corpo, como circulação, respiração e digestão.
6. A meditação regular terá um efeito psicoterapêutico.
7. A meditação regular irá facilitar o sistema imunológico.
8. A meditação geralmente é agradável.

A DIFERENÇA ENTRE HIPNOSE E MEDITAÇÃO

A hipnose pode ter alguns dos mesmos efeitos relaxantes e psicoterapêuticos da meditação. No entanto, quando você medita, você mesmo está no controle; pela hipnose, você permite que outra pessoa ou algum dispositivo mecânico o controle. Além disso, a hipnose não terá um efeito de treinamento sobre a capacidade de concentração.

UMA FORMA SIMPLES DE MEDITAÇÃO

Aqui está uma forma simples de meditação:

1. Sente-se em uma boa cadeira em uma posição confortável.
2. Relaxe todos os músculos o melhor que puder.
3. Pare de pensar em qualquer coisa, ou pelo menos tente não pensar em nada.
4. Expire, relaxando todos os músculos do aparelho respiratório.
5. Repita o seguinte em 10 a 20 minutos:

- Respire tão profundamente que você sinta que está recebendo oxigênio suficiente.
- Expire, relaxando completamente o peito e o diafragma.
- Cada vez que você expirar, pense a palavra “uma” ou outra palavra simples dentro de você. Você deve pensar a palavra de maneira prolongada, para que possa ouvi-la dentro de você, mas deve evitar usar a boca ou a voz.

6. Se pensamentos estranhos vierem, apenas pare esses pensamentos de uma maneira relaxada e continue concentrando-se na respiração e na palavra que você repete.

À medida que prossegue nesta meditação, você deve se sentir cada vez mais relaxado em sua mente e corpo, sentir que respira de forma constante e mais eficaz e que a circulação sanguínea em todo o corpo fica mais eficiente. Você também pode sentir um prazer mental crescente durante a meditação.

OS EFEITOS DA MEDITAÇÃO SOBRE AS DOENÇAS

Como qualquer tipo de treinamento, a meditação pode ser exagerada a ponto de você ficar cansado e esgotado. Portanto, você não deve meditar por tanto tempo ou tão concentrado a ponto de se sentir cansado ou mentalmente vazio.

A meditação às vezes pode causar problemas para pessoas que sofrem de doenças mentais, epilepsia, problemas cardíacos graves ou doenças neurológicas. Por outro lado, a meditação pode ajudar no tratamento dessas e de outras condições.

As pessoas que sofrem de tais condições devem verificar os efeitos que os diferentes tipos de meditação têm sobre seus próprios problemas de saúde, antes de começar a praticar a meditação, e ter cuidado se decidirem começar a meditar. Pode ser sábio aprender meditação com um professor experiente, psicólogo ou profissional de saúde que use a meditação como um módulo de tratamento para a doença real.