Os transtornos de ansiedade podem ter um efeito devastador sobre aqueles que sofrem deles. Se não forem tratados, os transtornos de ansiedade muitas vezes inibem a capacidade do indivíduo de funcionar normalmente na vida cotidiana. O transtorno de ansiedade também pode ser uma fonte de tensão adicional causada pela tensão que a condição impõe aos relacionamentos pessoais e profissionais. As manifestações físicas na forma de doença e as manifestações mentais na forma de depressão são frequentemente as consequências da preocupação intensa e irracional que caracteriza os transtornos de ansiedade. Enquanto novos métodos de tratamento estão sendo desenvolvidos, a forma mais atual de atendimento médico envolve uma combinação de terapia reconhecer e alterar os processos de pensamento mentais que tornam possíveis os transtornos de ansiedade, juntamente com medicamentos destinados a minimizar os desequilíbrios químicos que podem facilitar esses processos de pensamento.
Os transtornos de ansiedade podem ser difíceis de diagnosticar, pois os sintomas associados a eles costumam ser compartilhados por uma variedade de doenças, como depressão e fadiga crônica. No passado, os médicos freqüentemente diagnosticavam mal o transtorno de ansiedade, associando os sintomas a outras doenças, enquanto negligenciavam sua causa subjacente. Isso geralmente resultava em tratamentos que eram ineficazes ou serviam apenas para inibir a recorrência de sintomas específicos. O resultado final de um diagnóstico impróprio geralmente acarretava um aumento de outros sintomas que não foram tratados.
Hoje, existem vários recursos sobre transtornos de ansiedade e os sintomas associados a eles. Um aumento nas informações médicas disponíveis na Internet permitiu que os indivíduos obtivessem fatos sobre as doenças e distúrbios de que poderiam estar sofrendo. A capacidade de transmitir a presença de sintomas ao seu médico pode ajudá-lo a fornecer um diagnóstico mais preciso dos transtornos de ansiedade.
Com o tratamento adequado, o transtorno de ansiedade pode ser controlado. Muitos dos que sofreram dessa aflição agora levam uma vida saudável e produtiva como resultado de seu compromisso de manter um regime bem planejado.